O cooperativismo como alternativa financeira na sociedade atual

O cooperativismo, que nasceu no século XIX, na Inglaterra como uma alternativa socioeconômica, tem como proposta um conceito muito simples. Todos os associados são donos da cooperativa e têm poder de comando igualitário. A partir de um conceito básico, de que juntos somos mais fortes, nas cooperativas os resultados são buscados e conquistados para o benefício de todos do grupo.

A ideia, apesar de ter nascido há muito tempo, traz valores atuais e necessários para nossa sociedade atual. Friedrich Wilhelm Raiffeisen, um dos precursores do cooperativismo de crédito, uma vez disse que “o que um homem sozinho não consegue realizar, pode ser feito por muitos homens juntos”. E foi com esse pensamento e vontade de mudar as coisas em sua volta que ele criou o cooperativismo de crédito para a atividade rural, que mais tarde inspirou a maioria das cooperativas de crédito do mundo, incluindo a nossa.

Quando se trata de benefícios, ser associado pode ser muito vantajoso. Nas cooperativas, o associado tem o poder de opinar e votar para definir os rumos da sua cooperativa. Além disso, nas cooperativas de crédito, os lucros – chamado de resultados – são divididos por todos. Mas as vantagens da cooperação não param por aí, pois o cooperativismo também desenvolve valores ligados à solidariedade e cidadania. Dessa forma conseguimos ser cada vez mais colaborativos.

E colaboração é um assunto que está em pauta. A chamada Economia Colaborativa vem sendo considerada a principal tendência econômica do século 21, justamente por tentar diminuir desperdícios, consumismo e desigualdades e ainda aumentar a eficiência no uso de recursos naturais. O compartilhamento e a cooperação dão sinais de serem bons caminhos na construção de um futuro melhor, pois são formatos voltados mais para o coletivo do que para o individual, reforçando o conceito de Raiffeisen, que sempre acreditou que juntos somos mais fortes.

Artigo publicado no site do Sicredi