Coopalegre vai instalar hortas orgânicas domésticas ecologicamente corretas

O projeto da Cooperativa dos Produtores Rurais de Monte Alegre tem como objetivo desenvolver a implantação de culturas orgânicas de hortaliças, de maneira sustentável e agroecologicamente correta, juntos às famílias carentes e em risco nutricional dos bairros periféricos do município de Monte Alegre (localizado a 41 km de Natal).

O trabalho consiste na instalação de hortas residenciais acompanhadas de cursos e oficinas de manejo do plantio. A atividade será realizada, inicialmente, junto às 15 famílias que integram a Pastoral da Igreja Católica de Monte Alegre, utilizando espaços disponíveis nos quintais e áreas verdes de suas residências. A horta será instalada utilizando materiais recicláveis como garrafas pet, baldes, latas, pneus e outros. No local, serão exploradas culturas como coentro, tomate, pimentão e alface.

O foco principal é proporcionar melhoria na alimentação das famílias e, posteriormente, a comercialização do excedente da cadeia produtiva familiar. As hortas serão visitadas semanalmente e as famílias beneficiadas, ficarão responsáveis pelas atividades de coleta e fornecimento dos produtos. Os insumos básicos (tais como sementes, adubos e implementos agrícolas) que serão utilizados no projeto, serão doados por parceiros da cooperativa: Prefeitura Municipal, Paróquia Nossa Senhora da Penha e Grupo de Escoteiros Mirins.

A iniciativa da Coopalegre vai reunir 35 voluntários e poderá ser inserida no ODS 2: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável e, ainda, no ODS 3:  assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

A cooperativa pretende beneficiar 225 pessoas diretamente e cerca de 600 de maneira indireta.