OCB e BNB firmam convênio que vai beneficiar cooperativas nordestinas

Mais oportunidades para o desenvolvimento do cooperativismo nordestino. É o objetivo da parceria que foi firmada entre a Organização das Cooperativas Brasileiras e o Banco do Nordeste do Brasil, em Fortaleza. O convênio foi assinado pelo presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, e pelo presidente do BNB, Romildo Rolim, durante solenidade que contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, Governadores, Secretários de Estados do Nordeste e presidentes das unidades estaduais da OCB na região.

O cooperativismo do Rio Grande do Norte foi representado no evento pelo Superintendente da OCERN, Eduardo Gatto, e pelo Representante das Cooperativas do Ramo Agropecuário, Joseilson Medeiros.  A assinatura do convênio foi realizada durante o Seminário de Sensibilização sobre o SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

Segundo o presidente nacional do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o convênio é uma espécie de carta de intenções, que vai aproximar o Banco das cooperativas da região. “O acordo não tem valor financeiro, mas cria uma oportunidade de relacionamento muito mais intenso entre o cooperativismo e o grande agente financiador do Nordeste, que é BNB, que tem recursos abundantes a taxa de juros baratas para financiar o desenvolvimento – e que até hoje não vem servindo para o cooperativismo. Nós acreditamos que, com isso, vamos começar a abrir as portas do Banco do Nordeste para as cooperativas agrícolas, financeiras, de saúde e todos os ramos”, afirmou.

O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, afirmou que a parceria é muito importante para a instituição, reforçando a sua missão de promover o desenvolvimento regional. “O acordo que assinamos hoje com a OCB é muito importante. Já tínhamos feito uma série de reuniões prévias, antecedentes a esse acordo, aliando o papel do Banco do Nordeste ao papel da OCB. De fato, nós queremos cumprir a nossa missão de ser banco de desenvolvimento do Nordeste, atendendo a produtores individuais, como também através das cooperativas que têm muito a nos ajudar. É muito importante a OCB estar junto ao Banco do Nordeste e com certeza nós teremos grande efetividade e os resultados serão bem melhores. Quem vai ganhar é o produtor rural e as pessoas que estão no agronegócio do Nordeste”, declarou.