Trabalhadores do Aeroporto de Natal começam a ser vacinados contra Covid-19

Os trabalhadores do Aeroporto de Natal começaram a ser vacinados nesta quinta-feira (27) contra a Covid-19. A previsão era de que fossem aplicadas nesta tarde as primeiras 340 doses de funcionários que estão em expediente no local.

Os trabalhadores aeroportuários que serão imunizados são: funcionários administrativos do aeroporto, taxistas, comerciantes de lojas e trabalhadores em geral das companhias aéreas.

De acordo com o a secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante, essas vacinas iniciais aplicadas são referentes a doses da Pfizer que venceriam nesta sexta-feira (28) – o prazo de validade após ela ficar refrigerada entre -2ºC e -8ºC é de cinco dias.

Ao todo, o Rio Grande do Norte recebeu 9.300 doses do Ministério da Saúde específicas pra trabalhadores de portos e aeroportos. Nesta quinta, os trabalhadores do porto de Natal também começaram a ser vacinados.

Os dois grupos fazem parte das prioridades no grupo de prioridade do plano nacional de imunização, segundo o governo.

A vacinação das equipes do aeroporto vão até a próxima terça-feira, imunizando quem está na escala de trabalho do dia. Todos têm que estar cadastrados no RN+ Vacina. A vacinação continua a partir das 8h de sexta.

“Toda essa população vinculada ao aeroporto deve estar cadastrada no RN+ Vacina. Chegando aqui com o vínculo de trabalho, seja das empresas aéreas, seja dos taxistas, sejam das lojas, de qualquer atendimento dentro do aeroporto, eles serão beneficiados com essa vacina. O que é importante, fazer essa vacinação diante de toda essa situação que hoje o país passa, até diante dessa possibilidade da variante da Índia”, explicou o secretário de Saúde de São Gonçalo do Amarante, Jalmir Simões.

Taxistas

Serão usadas também 1.600 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca para completar a imunização dos trabalhadores. No grupo de taxistas, serão vacinados 145, que são vinculados ao aeroporto. Entre eles, esteve Marcelo Bezerra, de 31 anos, associado da Cooperativa Dos Condutores de São Gonçalo do Amarante – Coopcon e que há quatro trabalha no aeroporto.

“Essa doença vem aí e temos que ter cuidado, nos tratarmos. Graças a Deus eu tomei a vacina. Eu não era prioridade, mas agora sou. Vamos que vamos”, comemorou dizendo sempre ficar preocupado com a chegada de novos passageiros e a possibilidade de transmissão do vírus.

“A gente que leva passageiro no táxi tem sempre que ter muito cuidado, porque a gente não sabe, né? Quem chega, quem vai, a gente sabe que está por aqui e tem que se preocupar com isso. Vamos tomar cuidado com essa doença”.

Fonte: G1 RN
Por Julianne Barreto, Inter TV Cabugi
Fotos: Tom Guedes/Inter TV Cabugi