OCERN-SESCOOP/RN recebe visita do presidente da Cooperativa Pindorama/AL

A Casa do Cooperativismo Potiguar recebeu a visita do presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais da Colonia Pindorama/AL. Klécio José dos Santos foi recebido pelo presidente da OCERN-SESCOOP/RN, Roberto Coelho, e pelo Superintendente Eduardo Gatto.

Durante o encontro, os gestores debateram sobre os projetos desenvolvidos pela Pindorama, bem como oportunidades de parcerias entre a cooperativa de Alagoas e cooperativas do Rio Grande do Norte. “Nossa relação de amizade e cordialidade com a gestão de Pindorama é de longa data, inclusive, já promovemos intercâmbio técnico entre nossas cooperativas e, também, turmas do Programa Lídercoop para conhecerem as boas práticas da cooperativa alagoana”, destacou Roberto Coelho.

A Cooperativa Pindorama é uma instituição criada em 1956, com o objetivo de enfrentamento das péssimas condições socioeconômicas das famílias no Sul de Alagoas, especificamente, no entorno dos municípios de Coruripe, Feliz Deserto e Penedo. Assim, ao longo de mais de sessenta anos e com uma área de trinta mil hectares, tornou-se um grande empreendimento coletivo do Nordeste por acreditar na força do homem do campo.

Em Pindorama vivem, atualmente, cerca de 30 mil pessoas, sendo mais de 1.000 associados cultivando 1.386 lotes de terra com a mais moderna tecnologia. A cooperativa possui umas das maiores áreas cultivadas de Alagoas, com plantações de cana, coco, maracujá, abacaxi, acerola, entre outros. Além disso, dispõe de corpo técnico e fornece assistência técnica, insumos, maquinários, veículos, sementes, compra em comum de fertilizantes e defensivos, aquisição da matéria-prima dos cooperados, industrialização e comercialização dos produtos acabados.

Ao longo desses anos, a cooperativa vem trabalhando para construir uma vida melhor para seus cooperados. A Usina de Açúcar, inaugurada em 2003, é uma das mais modernas do país, resultado de um sonho construído com muito esforço para promover o desenvolvimento industrial, econômico e social de seu povo e é um grande exemplo de sucesso, reforma agrária e cooperativismo para Alagoas e para o Brasil.