Palestra aborda a experiência alemã com fontes de energias renováveis

Dirigentes, diretores, cooperativistas, professores e estudantes estiveram presentes na Casa do Cooperativismo Potiguar para acompanhar a palestra do Professor Dr. Joahannes Müller, da Universidade Steinbeis Hochschule Berlin (Alemanha). Müller falou sobre a experiência alemã com as fontes de energias renováveis e a contribuição para uma nova política que incentive a energia limpa no Rio Grande do Norte.

Em sua palestra, o professor  mostrou o pioneirismo alemão na substituição da matriz energética. Segundo o especialista, a meta do governo alemão é que, até 2050, 80% da energia produzida naquele país seja partir de fontes renováveis. Atualmente a produção já é de 32%, segundo dados apresentados pelo professor.

“Apesar das diferenças, Brasil e Alemanha querem energia limpa, renovável, barata e que possa prover o país evitando apagões e gerando segurança na ordem energética. Isso tudo criando empregos e gerando bem estar social. A energia solar polui menos que outras fontes de energia e a posição geográfica do Brasil é ideal para captação desse tipo de energia”, destacou.

Johannes Müller ainda pontuou uma série de ações do governo com o intuito de fomentar a produção de energia renovável, entre elas a que estimula todo cidadão a produzir sua própria energia. A Procuradora Geral do Estado, Marjorie Madruga, esteve presente na reunião e informou que os debates sobre a estruturação de políticas voltadas para o setor já iniciaram em esferas da sociedade civil organizada e poder público.

“A Organização sente-se honrada em poder ser intermediador desses encontros. Nosso foco é promover a restruturação das cooperativas de infra-estrutura para que elas estejam aptas a também trabalharem no mercado de energias renováveis”, pontuou Eduardo Gatto, Superintendente da OCERN.