SEDRAF e AGN propõem parcerias com associações e cooperativas

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte – AGN convocaram para uma reunião as associações e cooperativas da agricultura familiar. O encontro nesta segunda-feira (10) no auditório da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes).

O objetivo foi tratar de propostas de financiamento para essas instituições organizadas e que fornecem produtos não só para a Central, mas para outros mercados.

Na oportunidade, o Secretário Titular da Sedraf, Alexandre Lima, a diretora-presidente da AGN, Márcia Maia e técnicos explanaram os aspectos do programa do microcrédito, formas de acesso e como os negócios podem crescer a partir do aporte desse recurso.

Essas ações integram o programa de apoio ao cooperativismo (Cooperaf). “ É um programa que visa dotar as cooperativas de condições operacionais de fornecerem para o Governo, trabalhando as questões tributárias, assistência técnica, infraestrutura e outros. O cooperativismo hoje é um ponto central para a Sedraf, tanto que temos uma coordenação especializada”, afirmou Alexandre Lima.

Mais de 30 associações e cooperativas estiveram presentes, entre elas a COAFS, COAFAM, COPP, COOPABEV, CAPESA, COOPALEGRE, COMFA, COOPERCACHO e COAPS, registradas na Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte.

Reunião Ordinária

Após o encontro na Cecafes, os dirigentes e representantes de cooperativas participaram da primeira Reunião Ordinária do Agropecuário em 2019, na Casa do Cooperativismo.

Em pauta, os desdobramentos da reunião com a Sedraf e a Agência de Fomento e o Encontro das Cooperativas do Ramo. “É um bom momento para o cooperativismo agropecuário no nosso Estado. A Sedraf vem demonstrando abertura  e sensibilidade para a importância das organizações cooperativas. Elas assumem um papel decisivo para desenvolvimento da agricultura no Rio Grande do Norte”, destacou o Representante das Cooperativas Agropecuárias na OCERN, Joseilson Medeiros.