Técnicos agrícolas recebem orientações para constituição de cooperativa

Técnicos agrícolas da Escola Agrícola de Jundiaí (Distrito de Jundiaí, em Macaíba/RN), Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), procuraram o Setor de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (SESCOOP/RN) para obterem informações necessárias para constituírem uma cooperativa de trabalho nessa área.

Emanoel Bezerra e Josiete Mara foram atendidos pelo gerente Técnico Rubens Lopes que explicou o processo de constituição e a importância que os interessados em constituir uma cooperativa solicitem informações e orientações junto a OCERN-SESCOOP/RN. “É fundamental que haja espírito associativo, foco no coletivo, visando sempre o benefício do grupo. Aliando-se a cooperação com os valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade e com uma liderança que respeite as opiniões das pessoas dentro da concepção de uma empresa coletiva”, destacou Rubens.

Conforme a legislação brasileira, as cooperativas não dependem mais de autorização do Estado para funcionar, porém, estão sujeitas aos deveres e obrigações, e a fiscalizações, como qualquer outra empresa.

Os próximos passos do atendimento do Monitoramento ao grupo serão: discussão do estatuto social com a comissão de constituição até 15.07 e Assembleia de constituição, seguida de palestras e cursos para os conselhos.