FRENCOOP/RN é apresentada formalmente às cooperativas do estado

Lideranças, dirigentes e representantes de cooperativas participaram de um evento de lançamento da nova composição da frente parlamentar de apoio ao cooperativismo do Rio Grande do Norte. O objetivo do encontro foi apresentar os parlamentares que aderiram à FRENCOOP/RN e promover integração com os cooperativistas.

O deputado George Soares, que preside a FRENCOOP/RN, trouxe a mensagem que grupo é formado por parlamentares que abraçaram a causa cooperativista. E que terão a missão de contribuir para o aperfeiçoamento e desenvolvimento do cooperativismo, propondo legislações que darão suporte ao desenvolvimento das cooperativas, a partir de uma atuação articulada e transparente.

“O cooperativismo tem enorme importância social e econômica para o RN. Hoje, atuam no estado mais de 130 cooperativas, que contam com mais de 70 mil cooperativados. Elas garantem a sobrevivência direta de mais de 300 mil pessoas e fornecem seus serviços e produtos para 2 milhões de potiguares”, destacou.

O presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte destacou que a atuação da OCERN será em conjunto com a frente, subsidiando os parlamentares com informações e dados precisos para que eles possam formular suas propostas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é frencooproberto.jpg

“Nosso foco é potencializar o diálogo nas comissões e no plenário da assembleia legislativa do rio grande do norte, buscando inserir o cooperativismo entre as prioridades da agenda de decisões e programas governamentais. A FRENCOOP/RN é uma bancada de caráter suprapartidário na Assembleia Legislativa”, comentou.

O evento contou com a participação da governadora Fátima Bezerra, que destacou alguns avanços de incentivo ao cooperativismo no estado, reafirmando o compromisso da gestão estadual com o setor. A governadora reafirmou seu empenho em enviar à assembleia legislativa para votação e sancionar ainda neste ano o projeto de lei elaborado pelos deputados George Soares e Francisco do PT, que cria a política estadual de fomento do cooperativismo. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é frencoopfatima.jpg

“Destaco aqui três marcos em prol do incentivo ao cooperativismo no estado: primeiro, o Projeto de Lei que vai instituir a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, instituindo o Funcoop e a Semana Estadual de Apoio ao Cooperativismo, entre outras ações. O PL já está em discussão e será enviado em breve à Assembleia Legislativa. Segundo, o Projeto de Lei que autoriza a Jucern a instalar o Escritório de Cooperativismo do Rio Grande do Norte. E por fim, a regulamentação da lei estadual de apoio à micro e pequena empresa, já sancionada pelo nossa gestão”, ressaltou a governadora.

Nesta nova formatação da FRENCOOP/RN participam os deputados George Soares, Bernardo Amorim, Coronel Azevedo, Francisco do PT, Galeno Torquato, Hermano Morais, Isolda Dantas e Kleber Rodrigues.

O encontro contou, ainda, com a participação do cooperativismo paraibano, nas presenças do presidente da Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba, Dr. André Pacelli e do presidente da FRENCOOP/PB, o deputado Lindolfo Pires.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é frentepb.jpg

HOMENAGEM

A programação reservou um momento para prestar uma homenagem à ex-superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio Grande do Norte, Sônia Rocha, que teve relevante atuação à frente do SESCOOP/RN e na promoção de atividades em busca do desenvolvimento das cooperativas.