“George Câmara: “Cooperativismo é alternativa de mudança”

O vereador George Câmara (PCdoB) atendeu a Coluna para um bate-papo sobre cooperativismo, economia e gestão pública. O político, que preside a Frente Parlamentar Cooperativista (Frencoop) na Câmara Municipal de Natal, George afirma que a própria história comprova a eficácia do modelo cooperativista para desenvolvimento igualitário e com enorme potencial para enfrentar momentos de crise econômica.

“O próprio surgimento do cooperativismo na Inglaterra demonstra os pequenos produtores se unindo para enfrentar o mercado econômico dominado pelos grandes. Na atividade cooperativada, eles apresentaram uma forma de produção que se mostrou com grande viabilidade e que foi copiada em plano mundial. E é exatamente isto que a população precisa compreender: a junção de esforços e saber seu papel dentro da coletividade para se atingir os objetivos”, comenta.

George defende o potencial econômico observado no Rio Grande do Norte que, para ele, ainda é pouco explorado. “Infelizmente nós não fabricamos nem sequer um pregador de roupas, que a sociedade potiguar utiliza em seu dia-dia. Um produto tão simples, mas que é um exemplo enorme do quanto estamos dependentes de estados como Paraná e São Paulo. De acordo com estudos do professor Alcir Veras, cerca da 87% de tudo o que a população potiguar consome vem de fora. Acho que o cooperativismo é uma saída importante para alcançarmos esta independência até mesmo porque leva as pessoas a repensarem suas relações econômicas e sociais para construir, desenvolver e melhor distribuir nossas riquezas”, afirma o vereador.

Para George, é importante que o cooperativismo ter representação na administração pública. “Como toda atividade humana, é fundamental que o cooperativismo tenha seu braço político, para que possamos legislar sobre ele. A Frencoop não pode ter uma visão meramente contemplativa. É preciso uma participação efetiva da Frente”, conclui.