OCB/Sescoop-RN visita cooperativas no interior do estado

Atendendo a solicitações de cooperativistas que atuam em cidades do interior, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Norte (Sescoop-RN) enviou uma equipe técnica às regiões Central e Oeste do estado. A equipe técnica embarcou com o objetivo de ir até as cooperativas para divulgar e informar mais sobre o Sistema OCB/Sescoop, além oferecer todos os serviços e produtos do Sistema Cooperativista.

Sônia Rocha (Superintendente do Sistema OCB/Sescoop-RN) foi acompanhada pelo Gerente Técnico e Coordenador de Monitoramento, Rubens Lopes, e pela consultora do Sescoop-RN, Fátima Pessoa, que intermediou os contatos. A primeira parada foi no município de Pedra Preta (foto acima), a 149 km de Natal.

O encontro foi solicitado pelo Técnico em Agropecuária da Emater, Cleber Vitorino de Lima. Segundo ele, existe uma grande dificuldade na capacitação e qualificação profissional entre cooperativas da localidade e firmar parceria com o Sescoop-RN seria um passo para desenvolvê-las.“Vendo a necessidade das cooperativas da região, entramos em contato com a Fátima que intermediou a visita do Sescoop-RN. Com este encontro, espero que os cooperativistas entendam e busquem estes cursos e assessorias que a entidade proporciona”, comentou.

Em Pedra Petra, participaram representantes da Cooperativa de Caprinocultores Lajes Cabugi (Coopcec) e da Cooperativa dos Caprinovinocultores de Pedra Preta (Coopp). A reunião aconteceu em uma sala cedida pela prefeitura municipal. “Nós tínhamos consciência do trabalho do Sistema OCB/Sescoop-RN porém não sabíamos que era tão amplo e simples para nós termos acesso a eles. Espero que esta parceria traga bons frutos para as nossas cooperativas”, disse o presidente da Copp, Lourival Pereira de Lima. 

Cooperativas de Assu recebem equipe da OCB/Sescoop-RN

No município de Assu (a 206 km de Natal), o encontro dos técnicos do Sistema OCB/Sescoop-RN aconteceu na Casa de Cultura e reuniu representantes da Cooperativa de Beneficiadores de Castanha de Caju do RN (Coopercaju),  Cooperativa dos Produtores de Castanha do Assentamento Novo Pingos (Coopingos), da Cooperativa de Produção Artesanal da Região de Carnaubais (Cooparc), também da Cooperativa de Produção Artesanal do Vale do Assu (Coovale) e da Cooperativa de Produção Auto-Sustentável (Carnaúba Viva). A reunião foi solicitada por Neusa Alves de Oliveira, presidente da Coovale.


(Reunião da equipe da OCB/Sescoop-RN com cooperativas em Assu)

Os cooperativistas receberam todas informações e como cadastrar a cooperativa no Sistema e terem acesso a todos os produtos e serviços do Sescoop-RN, nas áreas de Capacitação, Monitoramento e Promoção Social. “Muitos de vocês já conhecem o Sistema e estamos aqui para trazer até você todas as vantagens em fazer parte dele e fortalece ainda mais o cooperativismo no estado, tendo acesso a cursos profissionalizantes montados de acordo com as necessidades da própria cooperativa, além das nossas assessorias e participação em eventos de ação social”, afirmou Rubens Lopes.

Até mesmo alguns atendimentos e orientações iniciais, tais como informações para registro, documentação e planejamento inicial de cursos básicos, foram realizados pelos técnicos. “Recentemente a OCB fechou parceria com a empresa que irá administrar a Zona de Processamento do Sertão no Vale do Assu. É o momento de todos se capacitarem para atingirem novas conquistas. Nós estamos indo até as cooperativas para trazê-las para o Sistema, pois somente podemos atendê-las de maneira efetiva se elas estiverem inseridas nele. Só assim conseguiremos fortalecer e desenvolver o cooperativismo do Rio Grande do Norte de maneira sólida e vitoriosa”, disse a Superintendente Sônia Rocha.

As solicitações e visitas são fruto do intenso trabalho de interiorização e divulgação do Sistema OCB/Sescoop-RN em todo o Rio Grande do Norte, através de eventos como Encontros Regionais e de descentralização como a instalação do Núcleo Cooperativista do Seridó.