Cooperativas de crédito comemoram resolução do CMN

A decisão do Conselho Monetário Nacional de classificar as cooperativas de crédito em três categorias de acordo com o tipo de operações realizadas foi comemorada pelo setor. Anteriormente, as cooperativas de crédito eram classificadas pelo quadro associativo, como as de empresários de um setor, médicos ou de livre associação.

Com esta alteração, qualquer cooperativa financeira do país, mesmo que hoje atue apenas com um determinado segmento poderá passar a atuar com todos os públicos desde que aprovado pelos associados em assembleia geral que proponha a mudança estatutária.

Leia a resolução do CMN aqui.

Setor – Na contramão da economia, as cooperativas de crédito vêm tendo excelentes resultados nos últimos anos. Em 2014, as cooperativas de crédito no Brasil registraram um crescimento de 20,5% em depósitos e 12,9% em operações de crédito. Já o sistema financeiro evoluiu bem menos: 2,6% e 7,9%, respectivamente.

Dados do sistema cooperativista e financeiro mostram que o país tem 1.163 cooperativas crédito, 7,5 milhões de cooperados e mais de 4.000 postos de atendimento espalhados em todo o território nacional.

Fonte: Ocesp