Dia C no Brasil mobiliza mais de 1,2 mil cooperativas

A sétima edição do Dia C foi um verdadeiro sucesso em todo o país! De acordo com dados divulgados pela OCB, mais de 1,2 mil cooperativas de todos os estados e do Distrito Federal se mobilizaram para realizar ações de responsabilidade social no dia 04 de julho.

Para a gerente de desenvolvimento social do Sescoop, Maria Eugênia Ruiz, o Dia C é uma oportunidade para que as cooperativas percebam como o trabalho voluntário é benéfico tanto para quem recebe, como para quem se dedica a ajudar quem mais precisa. “O voluntariado é uma via de mão dupla; promove o bem-estar de quem recebe e também de quem ajuda. Com ações de voluntariado transformador, podemos mostrar que nas comunidades em que as cooperativas atuam, o índice de desenvolvimento humano é comprovadamente mais elevado, e há também desenvolvimento econômico e social, beneficiando a todos”, afirma.

A estimativa é que cerca de 1,2 mil projetos tenham sido realizados este ano, superando a marca de 2014, que alcançou cerca de 800 ações. Entre as atividades oferecidas durante o Dia C estão a doação de alimentos, orientação profissional, exames médicos, cuidados estéticos e de saúde, atividades recreativas e educativas, apresentações artísticas e visitas a entidades beneficentes. Uma equipe de colaboradores e gestores da unidade nacional foi destacada para prestigiar os eventos realizados em todos os Estados, inclusive no Distrito Federal. O objetivo é que os profissionais contribuam para a realização das atividades encabeçadas por cooperativas e unidades nacionais.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o Dia C, demonstra à sociedade a capacidade e o empenho do setor cooperativista na construção de um mundo melhor. “O Dia C tem como proposta transformar ações isoladas realizadas por centenas de cooperativas brasileiras em um vigoroso movimento de solidariedade cooperativista, com ênfase no desenvolvimento social comunitário. É ainda um excelente momento para conhecer melhor os princípios cooperativistas e as oportunidades que o sistema pode oferecer para a maioria da população como forma de desenvolvimento sustentável. Com o Dia C, o cooperativismo mostra a sua força e sua capacidade transformadora tanto para as comunidades beneficiadas quanto para as próprias cooperativas. É por meio desse contato mais próximo com a população que as nossas associadas ampliam a sua percepção da realidade local e têm a oportunidade de influir diretamente nos destinos da comunidade”, ressalta.

A partir deste ano, o projeto passa a ser celebrado no Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho. Uma decisão que trouxe ainda mais responsabilidade para todos os envolvidos no projeto. “Todos nós somos chamados a integrar essa corrente do bem, que tem por objetivo principal transformar realidades Brasil afora e tornar o cooperativismo, cada vez mais, presente e reconhecido pela sociedade”, comenta Maria Eugênia.