Crianças do Harmonia e Cooperação vão participar de passeio educativo

Nesta quarta-feira (17), as crianças e adolescentes que integram as turmas do Projeto Harmonia e Cooperação irão participar de uma tarde educativa. A programação inclui visita ao Museu Câmara Cascudo, órgão suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é uma unidade de preservação, conservação e divulgação das Ciências Naturais e Antropologia e que tem por finalidade o ensino, a pesquisa e a extensão. Seu acervo é dividido em três coleções: Paleontologia, Arqueologia e Etnografia.

De lá, as crianças e adolescentes irão ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, Unidade de Conservação Municipal. A turma vai participar de palestra educativa com o Coordenador Ambiental e visita às instalações, incluindo biblioteca, auditório, centro de educação ambiental, um monumento com 45 metros de altura, constituindo memorial da cidade e mirante.

Sobre o Projeto

Em consonância com o Sétimo Princípio Cooperativista, “Interesse pela comunidade”, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (SESCOOP/RN) lançou, em setembro de 2017, o Projeto Harmonia e Cooperação. A iniciativa tem por objetivo promover a cultura e proporcionar iniciação musical a crianças e adolescentes.

O Harmonia e Cooperação iniciou com aulas de flauta doce, destinado a crianças de 09 a 13 anos, com foco a permitir o primeiro contato com um instrumento melódico, ajudando no desenvolvimento musical de cada participante. O conteúdo do curso inclui aulas de teoria e leitura musical, que estimula a criatividade e auxilia no desenvolvimento psicomotor e lateralidade. Em 2018, o Harmonia e Cooperação inaugurou a primeira turma de iniciação e prática do violão, destinada a alunos de 08 a 14 anos.

Ainda neste ano, o SESCOOP/RN ampliou o as atividades do Projeto, proporcionando um curso Básico de Informática aos alunos do curso de Flauta Doce. Com foco em aprofundar o atendimento à comunidade, a OCERN e o SESCOOP/RN decidem inscrever o Projeto Harmonia e Cooperação nas atividades do Movimento Dia de Cooperar 2018, em observância ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável de número 4: “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.