Matricule-se no Curso Técnico em Energias Renováveis

O mercado de Energias Renováveis é um dos que mais cresce no mundo. Isto porque este tipo de energia vem sendo procurado devido ao seu baixo custo em relação à energia convencional, além do impacto social e ambiental positivo ocasionado pela geração de energia limpa.

E o Brasil possui uma das melhores condições no mundo para geração de energia solar. Devido às contantes secas, crise de energia no setor elétrico, aumento da conta de luz e a demanda pela diversificação da matriz energética no país, o mercado de energia fotovoltaica teve crescimento recorde em 2018 e, deve começar 2019, com perspectiva de crescer 300%. Segundo estimativas do governo, a tendência é que este mercado movimente U$ 100 bi até 2040.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, até 2050 as fontes renováveis de energia, representadas pelas fontes solar e eólica, representarão 35% da matriz energética brasileira. Já a fonte hidráulica, que é líder hoje com 61% da matriz, irá passar a representar apenas 35% nesse mesmo período.  Esse cenário tão promissor tem atraído a atenção dos profissionais que precisam estar aptos e capacitados para trabalhar com a tecnologia fotovoltaica. Porém, a maior dúvida das pessoas que desejam atuar na área é: como entrar no mercado de energias renováveis e trabalhar no setor?

CURSO TÉCNICO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS

Para entrar nesse mercado, a primeira coisa que você deve fazer é procurar um curso de Energias Renováveis, que seja teórico e prático.

Pensando nisso, a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCERN), através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (SESCOOP/RN) está com inscrições abertas para o Curso Técnico em Energias Renováveis, direcionado ao estudo das três principais fontes de energias renováveis: solar, eólica e fotovoltaica, com foco em ampliar conhecimentos, habilidades e práticas na área de energias renováveis.

O Curso tem por objetivo formar profissionais capazes de compreender o processo de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica por meio das fontes renováveis de energia e, dessa forma, realizar atividades de especificação, projeto de implantação, operação e manutenção dos sistemas que utilizem tais fontes.

O programa de aulas tem ênfase no contexto de mercado e nas demandas sociais de produção e distribuição de bens e serviços e em novas relações técnicas e do mercado de trabalho. As disciplinas abordam cada uma delas, detalhando princípio de utilização, aplicações e fundamentos tecnológicos, bem como as interligações entre essas fontes, por ser provável a implantação conjunta nos locais destinados à geração.

O Curso é 100% presencial, com aulas teóricas e práticas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, com duração de um ano e meio. Para participar, o interessado deve ter concluído o ensino médio. A mensalidade é de apenas R$ 200 (duzentos reais) com material incluso.

*Pessoas ligadas a cooperativas registradas OCERN podem obter 20% de desconto.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO

Para mais informações ligue: (84) 3605-2531.

Tipo do curso: Curso Presencial

Valor Carga Horária Período Horário
18 x 200,00 1229h Segunda a Sexta 19h – 22h
Objetivo:

Formar profissionais capazes de compreender o processo de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica por meio das fontes renováveis de energia e, dessa forma, realizar atividades de especificação, projeto de implantação, operação e manutenção dos sistemas que utilizem tais fontes.

Conteúdo Programático:

  • NÚCLEO FORMAÇÃO BÁSICA
Português Instrumental – 32 horas
Matemática Instrumental – 35 horas
Inglês Instrumental – 28 horas
Informática básica – 28 horas
  • NÚCLEO FORMAÇÃO TÉCNICA GERAL
Cooperativismos – 35 horas
Empreendedorismo – 35 horas
Qualidade, Segurança, Meio Ambiente – 63 horas
Ética e relações interpessoais – 35 horas
Metodologia do trabalho – 28 horas
  • NÚCLEO FORMAÇÃO TÉCNICA ESPECÍFICA

Introdução a Tecnologia de Energias Renováveis – 63 horas
Eletricidade Básica – 60 horas
Física Aplicada para Sistemas de ER – 42 horas
Instalações Elétricas de baixa e Alta Tensão – 70 horas
Eletrônica Aplicada – 67 horas
Meteorologia Aplicada – 60 horas
Energia Solar – 60 horas
Energia Solar Fotovoltaica – 91 horas
Energia Solar Térmica – 60 horas
Energia Eólica – 91 horas
Projeto e instalação de sistemas de Energias Renováveis – 60 horas
Manutenção de sistemas Eólico e Fotovoltaica – 60 horas
Montagem de Equipamentos e Estruturas Metálicas – 60 horas
Projeto lntegrador (TCC) – 63 horas

Pré-requisito:
Ensino Médio Completo