SESCOOP/RN firma parceria com a Fundep para contribuir em projeto de inclusão socioprodutiva

Com o objetivo de contribuir sempre para o crescimento do cooperativismo potiguar, o SESCOOP/RN firmou acordo com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep). Com a iniciativa, o SESCOOP/RN irá atender a uma solicitação da Fundep, auxiliando na capacitação e formação do corpo técnico do Projeto de Inclusão Socioprodutiva de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do RN.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O objetivo é promover a inclusão socioprodutiva de 2.600 catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis e seus familiares atuantes nas ruas e nos lixões, assim como fomentar empreendimentos econômicos solidários, novos e existentes, nos 32 municípios selecionados.

O planejamento de execução das ações conta com um conjunto de etapas focadas no acesso a políticas públicas, máquinas e equipamentos, além de assessoramento técnico e qualificação profissional onde se insere a contribuição do SESCOOP/RN.  “Inicialmente planejamos um curso básico em cooperativismo para os técnicos, para que eles possam ter o conhecimento necessário a ser retransmitido para as famílias que trabalham com os materiais recicláveis”, explicou o Gerente Técnico, Rubens Lopes, durante reunião entre a equipe do SESCOOP/RN e a Assessora Técnica da Fundep, Mariana Nunes.

O curso será oferecido aos Gestores Ambientais, Assistentes Sociais e Ecólogos que fazem parte do corpo técnico da Fundep na sexta-feira (dia 31 de julho), na Sede do SESCOOP/RN. “A Fundep entende que a referência em formação e capacitação em cooperativismo é o SESCOOP/RN e espera que este contato inicial possa gerar mais frutos positivos e que a parceria continue”, comentou Mariana.