SESCOOP/RN capacita técnicos da Fundep em cooperativismo

Atendendo a uma solicitação da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep), o Setor de Formação Profissional do SESCOOP/RN, realizou o primeiro curso Básico em Cooperativismo para os técnicos da instituição. Com a iniciativa, o SESCOOP/RN auxiliando na capacitação e formação do corpo técnico do Projeto de Inclusão Socioprodutiva de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do RN.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O objetivo é promover a inclusão socioprodutiva de 2.600 catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis e seus familiares atuantes nas ruas e nos lixões, assim como fomentar empreendimentos econômicos solidários, novos e existentes, nos 32 municípios selecionados.

As associações ou cooperativas serão fundadas de acordo com o público que será trabalhado pelos técnicos. “Uma das atribuições dos nossos técnicos é contribuir e fomentar a criação de cooperativas para trabalhar na coleta de material reciclável, por isso, a Fundep entendeu que o SESCOOP/RN é a referência na formação cooperativista”, afirmou Adriana Rocha, Consultora do Projeto.

O curso de Cooperativismo Básico foi ministrado pelo Professor Manoel de Lucena e foi oferecido aos Gestores Ambientais, Assistentes Sociais e Ecólogos que fazem parte do corpo técnico da Fundep. “Estou vivendo um dos projetos mais gratificantes em toda minha história dentro do cooperativismo. Quando este projeto aparece para recuperar, proporcionar melhoria de vida e cidadania aos catadores, isso é extremamente gratificante”, destacou o Professor Lucena.