Aluna da Cooepar é classificada na etapa nacional do 9º Prêmio de Redação Cooperjovem

Júlia Valentim de Oliveira Pinheiro, aluna da Cooperativa Educacional de Parelhas (Cooepar), foi uma dos seis estudantes classificados na etapa nacional do 9º Prêmio de Redação do Programa Cooperjovem. No total, a edição 2015 recebeu 16.173 redações inscritas que concorrem nas duas categorias (I e II). Estudantes de nove estados e as unidades estaduais que cumpriram todos os critérios do regulamento são: Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

“Nesta edição tivemos algumas inovações, considerando o processo de transição para os próximos prêmios. Então, não teremos primeiro, segundo e terceiro colocados, mas três melhores classificados. A ideia é fortalecer a cooperação, aliada aos valores do cooperativismo, e não estimular competições”, explica a gerente de Desenvolvimento Social da Unidade Nacional, Maria Eugênia Ruiz Borba.

TEMA – “Cooperação: uma prática de igualdade”, foi a temática do 9º Prêmio e, por meio do Programa Cooperjovem, incentivamos os alunos a produzirem textos sobre o tema com o objetivo de promover uma reflexão sobre as contribuições, individuais e coletivas, para construção de um mundo melhor.

VENCEDORES

CATEGORIA I – que abrange os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental

Islan Gleidson dos Santos – Pernambuco;
Nayara Pereira da Silva – Paraná;
Rayara Stefane Andrade de Carvalho – Paraíba.

CATEGORIA II – que abrange o 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

Júlia Valentim de Oliveira Pinheiro – Rio Grande do Norte;
Kássia Lavínia Pereira Costa – Paraíba;
Mônica Amaral Novelli – São Paulo.

CERIMÔNIA – A solenidade de premiação está prevista para ocorrer no dia 16 de dezembro, na sede do Sistema OCB, em Brasília. Durante a cerimônia, tanto os alunos quanto suas escolas receberão os prêmios de participação, e logo embarcarão para uma viagem a cidade de Nova Petrópolis (RS), com o objetivo de conhecerem o berço do cooperativismo brasileiro.

COOPERJOVEM – O programa é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), desde 2007, e envolve quase 100 mil alunos e 411 escolas; conta com o apoio de 79 cooperativas em 13 estados do país.

Fonte: Brasil Cooperativo