Representantes do SESCOOP/RN, Ibepis e Defensoria Pública do Estado visitam cooperativa de reciclagem

A Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Natal (Coopcicla) recebeu, nesta quarta-feira (16), a visita técnica da equipe do Instituto Brasileiro de Estudos, Pesquisas e Formação para a Inovação Social (IBEPIS) e da Defensora Pública do Estado do Rio Grande do Norte, Dra. Ana Lúcia Raymundo, que coordena do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nudem) da DPE-RN. A visita foi intermediada pelo Serviço nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/RN).coop4

O objetivo dos técnicos é conhecer de perto a realidade do trabalho da cooperativa, que é apoiada pelo Ibepis através da Agência de Cooperação de Katholische Jungschar (DKA Áustria). “Conhecendo a realidade de perto dos cooperados, nossa intenção é desenvolver atividades que possam promover mais qualidade no trabalho deles”, destacou Dilma Felizardo, Presidente do Ibepis.

coop5De acordo com o Presidente da Coopcicla, Francisco das Chagas, a cooperativa conta hoje com 40 associados, sendo vinte e cinco mulheres. “Aqui na cooperativa temos uma quantidade maior de mulheres e precisamos de atividades direcionadas a elas nas questões de educação, segurança e saúde” explicou Francisco.

A Defensora Pública Ana Lúcia Raymundo, ofereceu apoio institucional para viabilizar a participação das cooperadas em um evento de cidadania que será promovida em parceria com o Centro Universitário do Rio Grande do Norte (Uni-RN), com data prevista pra acontecer em maio. “Lá teremos atendimento ginecológico, circuito saúde, emissão de carteiras de trabalho, CPF, RG e orientações jurídicas”, pontuou a Defensora Pública.

Educação e artesanato

Para a Superintendente do SESCOOP/RN, a parceria entre os órgãos pode gerar bons frutos para as cooperativas de reciclagem do Estado. “Estamos articulando também com a Secretaria Municipal de Educação uma maneira de viabilizarmos a alfabetização dos associados da Coopcicla. Eles nos procuraram e solicitaram apoio na educação de seus cooperados, o que me deixou muito sensibilizada e estamos lutando pela causa”, afirmou Sônia Rocha.coop2

Os visitantes receberam informações sobre o processo de reciclagem da cooperativa e conheceram, ainda, o trabalho de confecção de bolsas e sacolas ecológicas. O trabalho artesanal é feito com sobras de papéis plásticos e conquista o mercado local e também fora do Estado. “Este tipo de produção é preciso apresentar para o mundo”, destacou a Representante da DKA Austria, Verena Rassmann.

Também participaram a da reunião o Gerente Técnico e de Monitoramento do SESCOOP/RN, Rubens Lopes, e os representantes da Coopcicla: Mauro dos Santos (Tesoureiro), Márcia Silva (Vogal) e Nivanalda Edite (Vice-presidente). Também presente o Representante do Movimento Nacional de Catadores e Presidente da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Cocamar), Severino Lima Júnior.

A equipe do Ibepis contou com o apoio de Ricardo Alexandre (Assessor Técnico) e Karina Oliveira (Assistente Técnica), além da presença do Técnico Luciano Marcos da Silva, especialista em trabalho com recicláveis.