Cooperativas de produção artesanal participam da 22ª Fiart

“As Tramas entre a Arte, o Talento e as Oportunidades”. Este é o tema da vigésima segunda edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), que acontece até o dia 29 de janeiro, no Centro de Convenções de Natal, das 16 às 22h. Este ano, a meta do evento é beneficiar, diretamente, 227 artesãos potiguares, cadastrados no Programa Estadual de Artesanato (Proart), e 1.593 indiretamente. A feira tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN).

O pavilhão do governo reúne artesãos de 65 municípios, sendo 28 no estande do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), representados por artesãos individuais, associações e cooperativas, entre elas a Cooperativa de Produtores Artesanais do Rio Grande do Norte (Copala) e a Cooperativa de Produção Artesanal do Seridó (Coase).

A Prefeitura do Natal participa da feira com 22 empreendimentos de Economia Solidária, selecionados por chamada pública. Brinquedo, artesanato, bordado, pintura e reciclagem são alguns dos trabalhos expostos pela Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), em stand único.

Estão sendo expostos produtos das mais variadas tipologias, desde o bordado à cerâmica. Além do pavilhão principal há o Salão dos Mestres, com cerca de 20 artesãos realizando seu trabalho no local para os visitantes. Já no Mercado do Artesanato conta com 40 artesãos de 30 municípios, expondo produtos da culinária regional como suspiro, cocada, doces e biscoitos.

Com informações da ASSECOM/RN e SECOM NATAL