Sicredi Mossoró celebra o Dia de Cooperar com voluntários do Hemocentro

“Sempre tivemos vontade de doar sangue, pois acreditamos que é uma das mais belas formas de ajudar o outro”.  A afirmação é do casal Ygride Risia Soares e Joantan Moraes. Marido e mulher estavam juntos para doar sangue, no último sábado, 01, Dia Internacional do Cooperativismo e celebração do Programa Dia C – de Cooperar. A cooperativa contemplou cerca de cinquenta doadores de sangue com o lanche na própria sede do Hemocentro de Mossoró. “O Hemocentro agradece e reafirma a importância dessa parceria com a Sicredi “, destacou a assistente social Alda Santos ao diretor Administrativo Getúlio de Freitas Vale. Os gerentes Cristian Soares de Souza Chagas e Janaina Lidiane Medeiros de Oliveira, representaram a Sicredi Mossoró na entrega dos lanches.

Durante todo o mês de julho, os colaboradores estarão toda sexta-feira trabalhando com camisetas que chamam atenção para a importância da doação de sangue e panfletos educativos estão sendo distribuídos na sede e nos Postos de Atendimento em Caicó e Currais Novos. A programação incluiu uma palestra com a assistente social do Hemocentro, Eciram Targino, que falou da necessidade do órgão em relação às baixas constantes do estoque de sangue e foi enfática ao dizer que qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos e pesando mais de 50 quilos pode doar. Não é preciso estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, assim como grávidas e mulheres no pós-parto, não podem doar temporariamente.

Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano e mulheres até três vezes. Os doadores devem comparecer ao banco de sangue do Hemocentro, ao lado do Hospital Tarcísio Maia, com documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. “Doar sangue é um ato de amor e esperança para tantos que precisam”, ressalta a assistente social.

 Fonte: Assessoria