Professores alemães apresentam programas de intercâmbio técnico e profissional no SESCOOP/RN

Em parceria com a Agência Internacional de Promoção e Defesa da Economia Social (AIPDES), a OCB/RN e o SESCOOP/RN realizaram um encontro para apresentar a Universidade Steinbeis (Berlim-Stuttgart/Alemanha) e a Steinbeis Network (Alemanha), além das possibilidades de parcerias para intercâmbio profissional com o Brasil.

A palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Johannes Müller, que veio da Alemanha a convite da AIPDES. A Apresentação aconteceu no auditório do SESCOOP/RN, reunindo dirigentes e representantes de cooperativas, universidades e sociedade, além de estudantes universitários brasileiros e alemães.

“A Universidade oferece um programa para profissionais brasileiros realizarem intercâmbio técnico para a Alemanha, não apenas para trabalhar, mas, também, para continuarem sua formação acadêmica. Nossa filosofa é que o profissional bem formado é aquele que estuda a teoria e a aplica em seu trabalho paralelo ao aprendizado”, explicou o Dr. Müller.

DSC_0224

Gertraud Lankes-Müller, Agente Federal do Governo Alemão

Johannes Müller veio acompanhado da Agente Federal do Governo Alemão, Gertraud Lankes-Müller, que apresentou o programa das agências de trabalho do governo da Alemanha e da União Européia, mostrando as possibilidades de profissionais brasileiros trabalharem naquele país. “A Alemanha vive hoje um déficit de mão de obra qualificada, principalmente nas áreas da engenharia, tecnologia, desenvolvimento de softwares, enfermeiros e especialistas em cuidados geriátricos. É um problema para o nosso país e também para União Europeia. Estamos tentando minimizar com o programa de intercâmbio de profissionais. O processo inclui a aquisição do “blue kart”, que é o documento para se trabalhar oficialmente em nosso país”, destacou a Agente.

Para o Assessor de Comunicação da AIPDES, Prof. Maurício Pandolphi, a parceria que a Agência Internacional está mediando junto à OCB/RN e o SESCOOP/RN, pode ser configurar como uma oportunidade para o Brasil. “Um dos objetivos da Agência Internacional é sociabilizar as oportunidades oferecidas por outros países ao redor do mundo. A Alemanha vive a falta de mão de obra qualificada enquanto que o Brasil convive com a falta de oportunidades para profissionais de diversas áreas do conhecimento. Os programas de intercâmbio alemães estão aí para aqueles que buscam novas e interessantes oportunidades de emprego”, ponderou Pandolphi.

De acordo com o Presidente da OCB/RN e do SESCOOP/RN, Roberto Coelho, o sistema cooperativo pode contribuir para intermediar interessados em participar dos programas de intercâmbios técnicos. “Sabemos que um dos maiores entraves para os brasileiros ingressarem em programas como este é a questão do idioma. Desta maneira, o SESCOOP/RN pode atuar com cursos de idiomas (alemão e inglês), como forma de fomentar o conhecimento dos candidatos”, afirmou Roberto.