OCERN e SESCOOP/RN prestam apoio na reativação da Coapam

A Casa do Cooperativismo Potiguar recebeu um grupo de agricultores familiares que integram a Cooperativa Agropecuária de Macaíba (Coapam). Os cooperados estão em processo de reativação da Coapam e contam com o apoio da Organização das Cooperativas do Estado Rio Grande do Norte (OCERN) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (SESCOOP/RN).

Constituída em 1943, a Coapam foi uma das maiores cooperativas do ramo agropecuário no Estado, funcionando, inclusive, como fornecedora de insumos agrícolas para produtores da região metropolitana de Natal. Atualmente, a Coapam encontra-se sem atividade, mas os produtores realizaram uma Assembleia Geral com apoio e acompanhamento da OCERN/SESCOOP-RN para começarem o trabalho de reativação.

“Fizemos todo o acompanhamento e assessoramento na Assembleia Geral Extraordinária mostrando e justificando aos cooperados a ausência de prestação de contas do período. Além disso, eles também escolheram os novos conselhos de Administração e Fiscal da cooperativa. Fizemos também um grande trabalho de reforma do Estatuto da Coapam para adequá-los às normas atuais”, explicou Assis Silva, Consultor da OCERN e SESCOOP/RN.

No planejamento, foi incluindo, também, a ampliação da atividade economica da cooperativa, para que a Coapam possa participar das chamadas públicas do mercado institucional. “Após todo esse trabalho, a gente vai continuar dando apoio na gestão da Coapam para que eles possam voltar a produzir e gerar novos frutos dessa que já foi uma das grandes cooperativas do nosso Estado”, finaliza Assis.