OCB/Sescoop-RN capacita professores do Programa Cooperjovem

Através de debates, discussões e painéis, foram abordados assuntos como a função social da escola e da educação cooperativa, competências profissionais, ética, teoria e metodologia.

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Norte (Sescoop-RN) finalizou mais uma formação de professores do Programa Cooperjovem. O tema da formação foi “Adoção da educação cooperativa como princípio norteador da educação por competências” e teve como objetivo apresentar os principais conceitos que subsidiam o programa e sua relação com a prática pedagógica escolar.

Através de debates, discussões e painéis, foram abordados assuntos como a função social da escola e da educação cooperativa, competências profissionais, ética, teoria e metodologia. A capacitação teve carga horária de 16 horas e foi conduzida por Eloísa Helena da Silva (Administradora e Cooperada da Unieduc, com Especialização em Educação Hoílística) e Márcia Aparecida (Pedagoga com especialização em gestão educacional que desenvolve o Programa Cooperjovem em escolas de Pernambuco desde 2004). “É preciso que discutamos uma formação dentro de um contexto cooperativo de cidadãos, que estão inseridos em uma sociedade capitalista e de consumo. Estas formações são importantíssimas para que possamos para debater as formas de incluir a educação cooperativa em sala de aula”, explicou Márcia Aparecida.

Durante a formação, os professores elaboraram um planejamento educacional abordando todas as disciplinas regulares das escolas, sugerindo maneiras de atividades que englobem o sentimento e a formação cooperativa.

Para a educadora Márcia Aparecida, a formação de professores do Cooperjovem deve ser de forma contínua. “Trocamos experiências de vivências práticas neste trabalho. Há uma linha a seguir neste processo e estamos aqui para entender o quanto há de cooperação em nós mesmos para que possamos passar estes valores e princípios para os alunos”, afirmou.