Cooperativas potiguares recebem menção honrosa como Parceiras da Aprendizagem

Durante o I Encontro Parceiros da Aprendizagem – Empresas que fazem a diferença, promovido pela Coordenação do Projeto de Inserção de Aprendizes do Ministério do Trabalho e as instituições formadoras de jovens aprendizes no RN, foram concedidas menções honrosas cooperativas potiguares que se destacaram em 2018 no Programa Nacional de Aprendizagem.

Unimed Natal, Uniodonto RN, Cooperativa dos Anestesiologistas do RN (Coopanest/RN), a Cooperativa dos Proprietários de Táxis de Natal (Cooptax) e a Cooperativa Norte Riograndense da Habitação (CNH) foram homenageadas como parceiras da aprendizagem. O evento aconteceu no Auditório do Campos Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, contando com a participação do SESCOOP/RN como instituição formadora e desenvolvedora do Programa Aprendiz Cooperativo.

Fernanda Rose, Psicóloga da Unimed Natal, representou a cooperativa na solenidade

Foram três os critérios para a seleção das empresas homenageadas:  admissão de número de aprendizes acima do percentual mínimo definido pela lei de 5%,  contratação de aprendizes com faixa etária entre 14 e 18 anos e contratação de aprendizes na modalidade alternativa, chamada de cota social, que corresponde a admissão de jovens em situação de vulnerabilidade  (abrigados, pessoas com deficiência, alunos de escola pública, beneficiários de programas de transferência de renda, egressos do trabalho infantil, egressos e cumpridores de medida socioeducativa, cumpridores de pena no sistema prisional).

Assis Silva (representando a Cooptax Natal) e Abinoan Praxedes, Presidente da Coopanest/RN

Além das Cooperativas, outras empresas atendidas pelo SESCOOP/RN com o Aprendiz Cooperativo também receberam menção honrosa: O SESI/FIERN e a empresa MCR. A programação do evento contou com apresentações artísticas de grupos de jovens aprendizes e estandes para visitação de todas as instituições formadoras de jovens aprendizes do estado do Rio Grande do Norte. Também participaram da atividade o Ministério Público do Trabalho, a Justiça do Trabalho e o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Aprendizagem e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FOCA/RN).

O Programa

O Aprendiz Cooperativo, proporciona às cooperativas as condições de adequação à Lei 10.097/00 e ao Decreto 5.598/05, que estabelecem cota obrigatória de contratação de jovens aprendizes para cooperativas que se enquadram nos critérios de médio e grande porte. As vagas são destinadas as jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio.

Como o Programa é modular, o SESCOOP/RN recebe Aprendizes das cooperativas durante o ano inteiro. Para mais Informações sobre o Aprendiz Cooperativo ligue: (84) 3605-2531 e fale com  a Formação Profissional.