SESCOOP/RN oferece cursos de Cooperativismo e Conselho de Administração na Coopcon

Atendendo à solicitação da Cooperativa dos Condutores de São Gonçalo do Amarante (Coopcon), o SESCOOP/RN ofertou, nos dias 22 e 23 de fevereiro, os cursos de Cooperativismo Básico e Conselho de Administração. As atividades foram realizadas na Sede da cooperativa e teve como instrutor o experiente Consultor Assis Xavier.

O Curso Básico de Cooperativismo abriu a programação de capacitações na cooperativa abrangendo, entre outros assuntos, o histórico, os valores e princípios do cooperativismo, os gêneros e ramos, além de legislação, estatuto social, autogestão, atos cooperativos e não cooperativos e governança cooperativa.

No dia seguinte, os condutores participaram do Curso de Conselho de Administração. O conteúdo programático conta com tópicos como gestão, princípios da governança cooperativa, agentes, estrutura, Conselho Fiscal, Conselho de Administração/Diretoria, atribuições, responsabilidade legal,  qualificação do conselho de administração, estatuto social, regimento interno, reuniões do conselho de administração, indicadores de desempenho, registros das reuniões (ATA),  

O instrutor elogiou a participação e interação dos cooperados da Coopcon: “pela participação ativa e interesse, concluímos que os participantes foram cativados e assimilaram os conhecimentos sobre o funcionamento da cooperativa, suas relações sociais e operacionais. Demonstraram  bastante interesse, comprometimento por entenderem que a sua capacitação é importante, para que entendam e assumam seus papéis e responsabilidades”, concluiu Assis.