Seja um agente transformador para um mundo mais justo, igualitário e sustentável

Por Sônia Rocha – Superintendente SESCOOP/RN

Projeto marcado por grandes eventos com a cooperação das cooperativas tem, em 2019, o desafio de conscientizar as cooperativas que transformem ações pontuais em projetos de responsabilidade social e humanitária, com atividades constantes, sendo esse o grande potencial agregador e socialmente responsável.

Desde o ano de 2013, o Rio Grande do Norte aceitou o desafio de representar a região Nordeste participando do Programa Dia C e participar da corrente do bem.  

Desde as reuniões de alinhamento tivemos apoio das cooperativas e ainda em pequeno número, mas já engajadas na luta por um mundo mais justo e igualitário. Conseguimos sensibilizar e hoje temos cooperativas que transformaram positivamente suas ações pontuais em ações contínuas nas associações e comunidades onde estão inseridas, contribuindo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Avaliando estes 10 anos do Dia C, com resultados tão promissores, evidenciamos a importância do Sistema Cooperativista em apoiar as ações das cooperativas para atender as comunidades e reforçamos sua capacidade de sustentabilidade, transformar o presente para garantir um futuro digno para todos. A mudança no mundo passa por programas de responsabilidade social e as cooperativas possuem este potencial de estimular a sociedade a ser mais participativa, atenta as necessidades e prontos para ajudar no momento certo.

Este ano, o grande desafio do DIA C é o desenvolvimento de projetos estruturados com execução ao longo do ano, em benefício das comunidades e instituições e ficarem mais próximas do povo, chegando mais junto e se colocando ainda mais próxima da comunidade.

É preciso resgatar o verdadeiro sentido da palavra “cooperar”. Trabalhar de mãos dadas com o Rio Grande do Norte, Brasil e o Mundo.