Celebração do Dia de Cooperar mobiliza cidade de Currais Novos

Por Priscila Adélia Pontes

A celebração da campanha do Dia C 2016, promovida pelo SESCOOP/RN no município de Currais Novos, a 185 km de Natal, foi realizada no último sábado (02 de julho), Dia Internacional do Cooperativismo. Segundo a organização do evento, cerca de três mil pessoas circularam pelo largo do coreto O Guarani, no centro da cidade, com 5.933 atendimentos contabilizados.

A celebração começou no dia anterior com abertura oficial e apresentação da Fanfarra da Única Master e de bandas de artistas curraisnovenses. No sábado, o Pavilhão da Cooperação teve 33 estandes de serviços gratuitos, entre eles o Bazar Social, que contou com mais de cinco mil peças de roupas arrecadadas pelos alunos da Única Master.

Destaques também para o espaço beleza (com corte de cabelo, sobrancelhas e massoterapia), brinquedoteca (com pintura de rosto e atividades lúdicas), atendimentos médicos e os serviços de emissão de CPF, carteira de identidade, Cartão do SUS e do Idoso, além de doação de mudas e orientações jurídicas (com a participação de voluntários da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte) e diversas atrações culturais. Mais de 350 voluntários (entre parceiros e cooperativas) trabalharam durante a celebração, que superou as expectativas da organização.

Serviços começaram bem cedo

DSC_0579

Naquela manhã de sábado, Alison Alves, 10 anos, trocou o treino de futebol com os amigos pela celebração do Dia C, em Currais Novos. Ele convenceu a mãe Alexandra Aldagísio, 31, de que o mais importante para fazer naquele dia era ‘tirar’ a carteira de identidade e, por isso, às 7h20, antes mesmo das atividades e serviços terem início, eles já estavam na fila.

A mãe conta que ficaram sabendo da ação pela escola e, desde então, o filho não falava em outra coisa. “Ele era louco para ‘tirar’ a identidade. Hoje ele teve uma oportunidade porque durante a semana não tenho tempo. Como ele estuda de manhã fica complicado, então aproveitei para fazer isso agora”, contou Alexandra.

“Eu queria. Aperreei ela pra vir. Não tinha e estou contente porque agora eu tenho”, revelou Alison, já com a identidade em mãos e um sorriso de satisfação.  O menino, que agora além de ter o cadastro de pessoa física (CPF), tem uma carteira de identidade, mesmo tão jovem já sabe o quanto é importante ter documentos e os valoriza.

Alison e a mãe dele, Alexandra, fazem parte das mais de cinco mil pessoas que passaram pelo Largo do Coreto Guarani, no centro de Currais Novos, região Seridó do RN. O SESCOOP/RN (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Norte) realizou essa ação em parceria com as cooperativas, a Fas/Única Master e Prefeitura Municipal.

“Acreditamos que este vai ser um dos maiores eventos do Dia C em todo o Brasil, pelo volume de pessoas que vieram até aqui hoje. E mais do que isso, pela entrega dos voluntários. Muita gente doou um pouco do seu tempo, de sua atenção e do seu serviço”, observou a superintendente do SESCOOP/RN, Sônia Rocha.

O gerente técnico de monitoramento do SESCOOP/RN, Francisco Rubens, que estava à frente do estande de Informações sobre Cooperativismo ficou satisfeito com o impacto da ação no município. Ele contou que muitas pessoas buscaram informação e estavam interessadas em saber o que é uma cooperativa, como funciona, e como é possível aumentar a renda por meio de uma cooperativa.

Rubens disse também que volta para Natal já com o compromisso de retornar à Currais Novos para realizar uma palestra de sensibilização para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  “Recebemos uma professora que quer constituir uma cooperativa com os alunos, pois ela vê nessas pessoas a possibilidade de constituir uma cooperativa na área ambiental. Ela ficou muito interessada na oficina de sabão e de confecção de vassouras pet”, contou.

Gratuidade e diversidade dos serviços atraíram os curraisnovenses

DSC_0675

No Dia de Cooperar, muita gente acordou cedo e foi ao Largo do Coreto em busca de atendimento, mas teve também quem fosse só dar uma espiadinha e ver a movimentação. É o caso da dona de casa Wiliane Silva, 36, que cuida do comércio da família junto com o marido, mas que ao ver a divulgação na televisão decidiu ir ao evento. “Vim só dar uma olhadinha. Quando vi que tinha design de sobrancelha me interessei. Essa profissional que está prestando o serviço gratuitamente é bem conhecida”, contou.

A variedade de serviços oferecidos e o acesso gratuito chamou a atenção da população do interior do RN. O agente de saúde, Lázaro Mandú, 44, que trabalha na Zona Rural, fez questão de garantir um novo corte de cabelo. “Tem muita gente que precisa mesmo desses serviços. Vim conferir e fiquei surpreso com o tanto de atendimento”, pontuou.

Além da variedade e gratuidade dos serviços, muita gente, como a funcionária pública Maria Gorete da Siva, 44 anos, chegou cedo ao Dia C porque sabia da facilidade para resolver o que precisava ser resolvido, como fazer a segunda via da identidade. “Acordei e vim direto pra cá. A minha identidade ainda está com a foto de quando eu tinha 18 anos, e eu sabia que seria a forma mais fácil e rápida de renová-la, porque por vias normais existe uma burocracia muito grande e a demanda pelo serviço é sempre maior que a oferta”, explicou.

“O cooperativismo mudou a minha vida”

Arlindo Barbosa de Araújo, Diretor Financeiro da cooperativa de proprietários de Farmácias e Drogarias do RN, a Cooperfarma, foi voluntário pela 4ª vez do Dia de Cooperar. O gosto pelo trabalho voluntário é o que o faz ser, há 12 anos, integrante de uma cooperativa. A Cooperfarma tem 56 associados no RN, e três farmácias cooperadas em Currais Novos. Arlindo conta que desde o dia que assumiu a cooperativa como cooperado faz trabalho comunitário, com ações mensais nas farmácias do estado.

Para Arlindo, um dia como o Dia de Cooperar mostra a quantidade e qualidade do trabalho prestado por todos os voluntários. “O Cooperativismo consegue mudar a vida das pessoas. E o SESCOOP tem reunido mais, tem dado ênfase ao sistema de cooperativas do estado. O cooperativismo tem sido mais visto”, concluiu.